Sacolinha


Ademiro Alves de Sousa nasceu na cidade de São Paulo no dia 9 de agosto de 1983. 
Antes de iniciar sua trajetória literária, Sacolinha – pseudônimo do  escritor – distribuiu panfletos nos faróis das avenidas em Itaquera e trabalhou como cobrador de ônibus urbano. Em 2002, após concluir o Ensino Médio, muda-se com sua mãe e seus dois irmãos para a cidade de Suzano-SP. Ali inicia sua atuação em movimentos sociais, passa a coordenar um programa de Rap numa rádio comunitária e cria o Projeto Cultural Literatura no Brasil. Ainda vivendo em Suzano, recebe prêmios e participa de coletâneas, além de antologias e periódicos. Termina a produção do seu primeiro livro Graduado em Marginalidade e assume a presidência do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Sócio Cultural Negro Sim. Atualmente possui além do livro já citado mais outros três livros publicados: 85 Letras e um Disparo, Peripécias de Minha Infância, Estação Terminal.

Além de escritor, trabalha como Coordenador Literário da Prefeitura de Suzano e presta serviços para a UNESCO e para o Ministério da Justiça no projeto “Uma janela para o mundo – Leitura nas Prisões” nas Penitenciárias de Segurança Máxima.

Numa entrevista exclusiva para o blog Sacola Literária, Ademiro Alves, nosso Sacolinha, nos presenteia com um marcante depoimento de sua trajetória enquanto escritor provando-nos ser um profissional consciente do seu fazer literário e preocupado com a relevância social:

  Sacola Literária  Como resumiria sua trajetória literária? Quais marcos destacaria?
Sacolinha: Dedicação. Para qualquer escritor já é difícil conseguir o reconhecimento, conseguir conquistar seu público leitor. Imagine então para um escritor que vem da periferia, negro e sem educação de qualidade.
  
Sacola Literária   Como classifica sua produção literária?
Sacolinha: Classifico como literatura brasileira.
Sacola LiteráriaAs suas experiências pessoais se transformam em personagens das tuas obras? Neste caso vida e obra se confundem?
Sacolinha: Nem sempre, mas costumo usar muitas situações vivenciadas por mim, para dar o pontapé numa história. Eu vivo cercado de histórias para contar, mas não apego sempre à elas para não ser um contador de histórias, sou um escritor. 
Sacola Literária Como qualificaria a importância do blog Sacola Graduado?
Sacolinha: Meu blog ajudou e ajuda a manter viva a relação com meus leitores.
Sacola LiteráriaComo qualificaria sua atuação sociocultural?  Qual a importância do projeto Literatura no Brasil?
Sacolinha: Para mim, ser escritor de gabinete fechado não importa. O escritor tem que ir à campo e fabricar leitores. A Associação Cultural Literatura no Brasil tem uma contribuição muito grande no incentivo à leitura e na divulgação dos novos escritores.

Sacola Literária Selecionei algumas palavras que irei pedir para completar com as primeiras ideias que vier a mente:
a)      Literatura: Salvou minha vida
b)      Militância: É necessária
c)       Carreira Literária: Trabalho
      d)      Criança: Alanda (minha filha de 2 anos)

Sacola LiteráriaPor ultimo, tem alguma mensagem que gostaria de dizer aos alunos  que participarão da Oficina Sacola Literária?    
Sacolinha: Sou quem sou, graças aos livros. Se não fossem eles eu estaria a sete palmos abaixo da terra.
 
 SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR: