Orientações de Estudo

Olá!

O Sacola Literária cumprirá a função de simular um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou seja, será utilizado como uma espécie de sala de aula virtual da Oficina Sacola Literária.
Nele será discutido nuances da escrita de Ademiro Alves, alcunhado como Sacolinha, bem como dois fenômenos recentes no cenário cultural brasileiro, a Literatura Negra e a Literatura Marginal.
Aqui irei apresentar todos os recursos do blog:


1-      Menu Superior: 





Localizado abaixo do nome Sacola Literária e descrição do mesmo; composto pelas páginas intituladas por: início, Quem sou eu, O blog, Sacolinha, Nossas Aulas, Videoteca, Biblioteca, Deixe seu Recado, Nossas fotos e Orientações de Estudo; conforme a figura abaixo:


a)      Início: Acessa a página principal. Mostra todas as postagens, primeiro as mais recentes até as mais antigas.
b)       Quem sou eu: Apresenta o perfil da criadora do Blog.
c)      O Blog: Descreve a origem do blog.
d)     Sacolinha: Demonstra dados importantes sobre o autor a ser investigado neste espaço, Sacolinha.
e)    Nossas aulas: Contém três slides com as aulas que embasarão as discussões propostas no ambiente, a saber, as aulas: ‘O que é Literatura Marginal?’, ‘Literatura Afro-Brasileira | Literatura Negra’ e ‘Sacolinha (Ademiro Alves).
f)       Videoteca: é dividida em três partes: ViDEOSACOLA, ViDEOAFRO E ViDEOPERIFA, no qual poderá assistir a vídeo sobre o Sacolinha, a Literatura Negra e sobre a Literatura Marginal respectivamente.
g)      Biblioteca: Encontrará links de artigos e teses sobre o tema estudado.
h)      Deixe seu recado: Poderá deixar recados para a blogueira, lembrando que não será permitido spans e textos ofensivos ou desrespeitosos. Concordar ou discordar é saudável para construção do ensino-aprendizagem, no entanto é salutar o decoro.
i)        Orientações de Estudo: Apresentará todas as ferramentas do blog.
j)        Nossas fotos: Este é o espaço de exposição das fotos da Oficina Sacola Literária.



2-      Menu Lateral Esquerdo:

 

Localizado à esquerda da tela, logo abaixo do Menu Superior. Possui os recursos Pesquisar, Seguidores, Siga-me por e-mail; consoante a figura abaixo:

 

a)      Pesquisar: Possui uma caixa de pesquisa do google, no qual é possível realizar pesquisa no blog e na Web.


b)      Seguidores: São os membros associados ao blog. Oferece a possibilidade de se tornar um membro ou, caso já pertença ao time, fazer o login para acessar o blog.


c)      Siga-me por e-mail: Permitirá receber em seu e-mail atualizações do blog.







3-      Menu Lateral Direito:


Localizado à direita da tela, logo abaixo do Menu Superior, possui dois sub-menus: “Discutindo a respeito” e os “Contos de Sacolinha”.

Em “Discutindo a respeito” os participantes discutem entre si as proposta elencadas nos três Fóruns e podem postar escritos próprios em “Nossas Publicações”.

Contos de Sacolinha” apresentam 14 contos que remontam os primeiros escritos do autor disponíveis na internet. Destes, 5 contos foram republicados no livro “85 letras e um disparo”. Mantive os aperfeiçoamentos encontrados neste livro, por isso trás a referência do livro e não do site de origem.





Assim, a Oficina Sacola Literária, a fim de gerar interações valiosas e perspicazes seguirá a seguinte estrutura:

 





By

Profª  Ilca Guimarães