O Blog

A ideia do blog nasceu junto com o projeto de monografia da Pós-graduação em Educação à Distância (UNEB). E simularei aqui um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), trocando em miúdos será minha sala de aula virtual!

Não foi difícil descobrir um tema que me motivasse a pesquisar: Literatura!


E, num e-mail que recebi de Elis (uma amiga muito apaixonada por literatura), Todorov responde a intrigante pergunta : Por que amo a literatura?

"Hoje, se me pergunto por que amo a literatura, a resposta que me vem espontaneamente à cabeça é: porque ela me ajuda a viver. Mais densa e mais eloquente que a vida cotidiana, mas não radicalmente diferente, a literatura amplia o nosso universo, incita-nos a imaginar outras maneiras de concebê-lo. Somos todos feitos do que os outros seres humanos nos dão: primeiro nossos pais, depois aqueles que nos cercam; a literatura abre ao infinito essa possibilidade de interação com os outros e, por isso, nos enriquece infinitamente. Ela nos proporciona sensações insubstituíveis que fazem o mundo real se tornar mais pleno de sentido e mais belo. Longe de ser um simples entretenimento, uma distração reservada às pessoas educadas, ela permite que cada um responda melhor à sua vocação de ser humano."


Claro que a tudo isso soma-se as perguntas dos meus alunos. O interesse deles pela biografia dos autores estudados e, principalmente em querer uma literatura escrita por alguém próximo a sua (nossa) realidade!


Espero que aprenda a amar a literatura.

E que este blog/sala de aula seja tão gosto para você como é especial para mim!

Participe!

Atenciosamente

Ilca Guimarães